História

SOCIEDADE MUSICAL SANTA CECÍLIA – Instituição de Utilidade Pública, fundada em 1903

José Bolais Mónica

José Bolais Mónica – Fundador

Um grupo de amigos apaixonados pela música, durante um magusto no Outono de 1903, entendeu criar a então denominada Associação Santa Cecília, no então lugar de São Bernardo, pertencente à Freguesia da Glória. José Bolais Mónica, Joaquim Fernandes da Cruz e Gabriel da Silva Valente, foram os seus primeiros dirigentes, sendo a primeira sede, em instalações cedidas por José Bolais Mónica.

Tendo estatutos desde 11 de dezembro de 1928, que oficializaram a designação de Sociedade Musical de Santa Cecília, os seus corpos diretivos são eleitos pelos associados, havendo todos os anos, em março, Assembleias Gerais, que avaliam o exercício da Direcção.

Para além da formação e divulgação da música, a Sociedade Musical Santa Cecília, promoveu outras actividades culturais, recreativas e desportivas, nomeadamente o teatro, danças folclóricas e cantares, futebol e ciclismo.

Excursões e convívios de Verão foram iniciativas recreativas sempre muito apreciadas pelos sócios e familiares. Também os jogos de mesa contribuem para que a sede seja local de encontro dos associados. É tradição obrigatória na sexta-feira próxima do aniversário, que se comemora a 22 de novembro, o convívio de sócios num magusto, honrando o gesto dos fundadores.

Na maior parte dos seus mais de 100 anos, foi a única referência sócio cultural de São Bernardo, tendo dado um importante contributo para a consciencialização cívica dos seus habitantes. Seriam poucas as famílias que não tinham ligação à S.M.S. Cecília. Com a valorização do espirito coletivo, resultaram muitas realizações sociais. Em consequência desse dinamismo social, em 1969, São Bernardo passou a Freguesia, e a cerimónia de posse dos primeiros membros da Junta, só poderia ter lugar na sede da Sociedade Musical Santa Cecília.

Depois de 90 anos a exercer a sua actividade com recurso a varias instalações provisórias cedidas ou alugadas, em 22 de novembro de 1993 viu finalmente inaugurada a sua actual Sede. As novas instalações proporcionaram melhores condições para o desenvolvimento da sua actividade. Hoje a Sociedade Musical Santa Cecília, está entre as maiores associações culturais da Região Centro. Entre quinhentas e mil crianças, jovens e menos jovens tem formação e prática nas áreas da Musica, Dança e Teatro. No auditório da Sede, sucedem-se eventos culturais ao longo de todo ano. Por ter actividades nas três áreas culturais, Musica Dança e Teatro, possibilita a realização de eventos multidisciplinares. Tem organizado em pareceria com a Câmara Municipal de Aveiro, o AveirOrquestras, um festival internacional que embora tendo um baixo orçamento, é uma referência ibérica no âmbito das orquestras de camara.

A orquestra, herdeira da antiga tuna musical, tem um reportório que abrange praticamente todos os géneros musicais. Desde o acompanhamento do fado à música

erudita nomeadamente dos períodos clássicos e barrocos de autores portugueses e dos históricos grandes compositores, muitos, realizados em espaços religiosos. Também tem actuado com grupos corais e outros agrupamentos musicais. Com várias participações em Festivais de Música em Portugal e Espanha tornaram a Orquestra da Sociedade Musical Santa Cecília uma referência de prestígio.

Os coros Infantil, Juvenil, e de Adultos em que a maioria dos coralistas são prevenientes da Escola de Música, para além de atuações institucionais e a convite de outros grupos corais, realizam encontros de coros na sede.

A Escola de Musica tem classes de conjunto, ensambles e combos que participam nas Festas de Natal e de final de ano letivo organizados pela Escola, mas também em eventos de outras instituições.

Na comemoração do centenário foi editado um CD, medalha comemorativa, prato em porcelana e livro da história dos cem anos da Sociedade Musical Santa Cecília. Procura-se que no presente e no futuro a Sociedade Musical Santa Cecília, honre as centenas de abnegados dirigentes que serviram a Associação, sempre no interesse da comunidade, com colaboração institucional, ao serviço da Cultura Aveirense e do País.

Diploma de Instituição de Utilidade Pública, atribuído nos termos do Decreto-Lei nº 400/77 de 7 de Novembro, conforme consta do despacho publicado no “Diário da República”, II série nº 134 de 11 de Junho de1994. Por deliberação da Câmara tomada em reunião de 26 de Abril de 1993, foi concedida a Medalha de Mérito Municipal (prata). A Assembleia de Freguesia de São Bernardo aprovou, na sua reunião ordinária do dia 27 de Dezembro de 2002 por unanimidade a atribuição à Sociedade Musical Santa Cecília da Medalha de Ouro da Freguesia de São Bernardo.

Registados os estatutos de Centro de Cultura e Desporto no INATEL, com o número 3422, em 15 de julho de 1997.

manicdepressive