Os nossos Professores

Na Escola de Música da SMSC, acreditamos que a qualidade do ensino começa pelas pessoas. A nossa equipa é composta por professores apaixonados pela música e dedicados ao crescimento artístico de cada aluno, seja no primeiro contacto com um instrumento ou numa fase avançada da aprendizagem.

Aqui podes conhecer quem são os rostos por trás das aulas, músicos experientes, pedagogos atentos e artistas que inspiram todos os dias.

Alexandra Marquez

Formação Musical

Professora com sólida formação académica e artística, licenciada em Instrumentista de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra e Mestre em Ensino da Música pelo Instituto Piaget. Distinguida com diversos prémios em concursos nacionais e internacionais, tem colaborado com várias orquestras profissionais e participado em projetos pedagógicos e culturais de relevo. Leciona atualmente Flauta Transversal na Sociedade Musical Santa Cecília, entre outras instituições de ensino especializado.

Iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos de idade na Escola de Música da ARMAB (Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca).

Aos 9 anos iniciou os seus estudos de Flauta Transversal na Classe da Professora Eva Morais e aos 10 ingressa no Conservatório de Música da Jobra na classe da mesma Professora (Eva Morais) até ao 8ºgrau. Terminou em 2018 a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do Professor Nuno Inácio e acabou em Abril de 2022 o Mestrado em Ensino da Música no Instituto Piaget, em Almada.

É detentora de vários prémios nacionais e internacionais, entre alguns com o 2ºPrémio no I Concurso Luso-galaico “Albertino Lucas”, o 2oprémio no II Concurso Internacional de Instrumentistas de Sopro “Terras de LaSalette”, com o 2o Prémio no III Concurso Internacional de Instrumentista de Sopro “Terras de La-Salette”, com o 3ºPrémio no Concurso Paços Premium 2012, entre outros. Obteve também o 3º lugar em Música de Câmara no II Concurso Nacional “Gilberta Paiva” com o “Pectora Quartet”.

Já fez Masterclasses com prestigiados professores, entre eles Rogerio Zerlotti Wolfcom, Michel Bellavance, Emily Beynon,Benoit Fromager, Vicens Prats, entre outros.

Participou no Workshop do I Festival de Flauta Transversal “Flautamente 2011” e no Encontro Luso-Brasileiro de Flautas 2013. Fez parte, na temporada 2014/2015, 2017/2018 e 2018/2019 da Jovem Orquestra Portuguesa com digressão a Kassel, Berlim e Roménia. Esta tem como diretor artístico, Pedro Carneiro. Participou no ano de 2017 no Programa dos 10 anos da Orquestra de Câmara Portuguesa.

Já colaborou com a Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Lisbon Film Orchestra, Orquestra Municipal de Sintra – D.Fernando II e colabora atualmente com a Orquestra Sinfónica de Cascais e Oeiras, Orquestra d’Almada, Orquestra WESO, Orquestra BOMTEMPO/Clássica de Fátima.

Já foi orientadora em vários estágios de banda e orquestra. Participou a solo no CD da Yara Gutkin “Mama”, na banda sonora da curta-metragem

“Razão entre Dois Volumes” de Catarina Sobral e ainda na banda sonora da premiada curta-metragem “Lucy” by DOGS INC.

Leciona atualmente na Sociedade Musical Santa Cecília, na Oficina de Música de Aveiro e na MúsicAmiga.

Ana Filomena Rodrigues

Violoncelo

Professora com vasta experiência artística e pedagógica, licenciada em Instrumentista de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra. Colaborou com agrupamentos nacionais e internacionais, destacando-se a Orquestra Metropolitana de Lisboa e as Orquestras de Jovens da Bélgica e da Holanda. Com um percurso marcado por atuações em Portugal e no estrangeiro, trabalhou com maestros e músicos de renome, desenvolvendo também projetos de música de câmara e contemporânea. Leciona atualmente Violoncelo na Sociedade Musical Santa Cecília, onde dirige o grupo de violoncelos “Violoncecílias & CA”.

Natural de Coimbra, iniciou os seus estudos de violoncelo em 1986 com doze anos, no Conservatório Nacional de Lisboa e conclui a licenciatura em Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra, no ano de 1998.

Participou regularmente em concertos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Trabalhou também com outros agrupamentos, entre eles, as Orquestras de Jovens da Bélgica e da Holanda. Tocou com as mais diversas formações de cordas, em Lisboa e por todo o país e ilha da Madeira; Espanha, Escócia, França e Holanda, abarcando todas as épocas, desde o Barroco ao contemporâneo. Trabalhou com o maestro Jean-Marc Burfin, a maestrina Joana Carneiro e os maestros Alberto Roque e Rui Massena, entre muitos outros nomes de referência do panorama artístico atual. Em música de câmara, teve oportunidade de trabalhar com o quarteto de Edimburgo. Participou num curso de composição da Fundação Calouste Gulbenkian, com Emanuel Nunes, como intérprete. Salienta-se o trabalho desenvolvido com os professores Paulo Gaio Lima, Luisa Vasconcelos e Luís Sá Pessoa, no violoncelo; em música de câmara, com o professor Paul Wakabayashi em quarteto de cordas e o professor Fernando Eldoro em quarteto de cordas com piano, entre outras formações instrumentais.

Na Sociedade Musical de Santa Cecília (S. Bernardo, Aveiro) onde leciona a classe de violoncelo, tem um projeto de grupo de violoncelos com alunos; com reportório que vai do clássico à música pop. Já se apresentaram em diversos locais; a destacar o Teatro Aveirense e Centro de Congressos de Aveiro; São os “Violoncecílias & CA”.

                                                             

Locais a destacar neste percurso:

Teatro Académico Gil Vente, em Coimbra, Cité de la musique, Consergebau, Teatro Aveirense, Centro Cultural de Belém, Teatro S,Luis, Mosteiro dos Jerónimos, Palácio de Queluz, Palácio da Ajuda, Aula Magna, Palácio Foz, Coliseu de Lisboa, Auditório do Instituto Superior Técnico, Salões Nobres das Câmaras Municipais de Lisboa e Funchal, Museu José Malhoa e Coliseu de Lisboa, entre muitos outros locais.    

Ana Olívia Barros

Violino · Formação Musical

Professora com sólida formação académica e vasta experiência no ensino do violino e formação musical. Licenciada e mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro, estudou com o Prof. Zoltan Santa e realizou o estágio profissional no Conservatório de Música de Aveiro. Tem desenvolvido atividade docente desde 2011 em diversas escolas do distrito de Aveiro, dirigindo também projetos de orquestra de cordas e coro infantil. Desde 2017, leciona na Sociedade Musical Santa Cecília, onde promove a aprendizagem musical desde os primeiros níveis até aos mais avançados, integrando também iniciativas educativas no município de Ílhavo.

Natural de Viana do Castelo, nascida em 1990, iniciou os seus estudos na Academia de Msica de Viana do Castelo no ano 2001, em violino. No ano 2003 ingressou na Escola de Msica de Viana do Castelo, em violino, na classe da Profª Ariana Dantas. Em 2008 ingressou na Universidade de Aveiro em licenciatura, em Violino na classe do Prof. Zoltan Santa. Em 2011 frequentou o Mestrado em via ensino na Universidade de Aveiro na classe do Prof. Zltn Santa, obtendo o estgio profissional no Conservatrio de Msica de Aveiro, com o Profº Domingos Lopes, obtendo a classificao de 17 valores.

Frequentou vrios cursos de violino para o seu desenvolvimento acadmico e profissional com alguns nomes de professores internacionais na vertente da rea de Msica sendo eles: Zofia Wcicka; Gerardo Ribeiro; Anatoli Shwarzburg; Richard Gwilt; Evelio Telles.

Desenvolveu a sua atividade docente como professora de violino em 2011 atao presente, passando por algumas das escolas e Conservatrio de Msica do distrito de Aveiro. Profissionalmente, dirigiu o projeto de orquestra de cordas infantil do Conservatrio de Aveiro, e o projeto de orquestra de cordas infantil da Escola de Msica Anita e do coro infantil da Sociedade Musical de Santa Ceclia, onde jteve vrias participaes em vrios eventos na cidade de Aveiro.

Experiencia Profissional

  • Lecionou para diferentes níveis de ensino, desde iniciantes até avançados. Criou atividades interativas e projetos que estimulavam a participação ativa dos alunos.
  • Organizou eventos culturais para promover a prática do instrumento fora da sala de aula.
  • Lecciona aulas de violino e colabora como professora de msica nos infantrios e primeiro ciclo do concelho de lhavo, onde desenvolve o projeto“A minha Sinfonia”, com o 1º ciclo, espectculo inserido nas atividades escolares com apresentao na casa da Cultura em lhavo.
  • Leciona aulas de AEC de Música+e Expressão Musical no Município de Ílhavo desde o ano 2017 até 2025.
  • Leciona na escola Sociedade Musical de Santa Cecília desde 2017-2025 as disciplinas violino e formação musical.
  • Leciona na escola EdMA as disciplinas de violino, formação musical e orquestra de cordas de 2017 ate ao momento.

Formações/Cursos

  • Formação Transitiva Música para a Infância, duração de 9h, Conservatório de Música de Aveiro 2018
  • Curso violino Suzuki, Unidade 1 com a professora Shinobu Saito,2021 Organização de uma Masterclass na Sociedade Musical Santa Cecília,2022 Participação de Workshops Musicais na escola EDma, 2019.
  • Ao de Formao de Curta Durao,Cantar o Natal, orientada pela Doutora Graa Boal Palheiros,com a durao de 3 horas e realizada online em 27 de novembro de 2023. Workshop do instrumento violino, na escola EdMA, Abril 2025
  • Aulas abertas de experimentação ao instrumento violino na escala EdMa Maio 2025.

Ana Pereirinha

Piano

Pianista em formação com percurso marcado pela excelência académica e artística. Iniciou os estudos na Escola de Artes do Norte Alentejano, onde concluiu o 8.º grau, e prossegue atualmente a Licenciatura em Música – Piano na Universidade de Aveiro, na classe do professor João Bettencourt da Câmara. Tem participado em masterclasses com pianistas de renome internacional e colaborado em diversos projetos de música de câmara e coral. Paralelamente, desenvolveu atividade na área da composição, com obras premiadas e editadas. Conta com várias apresentações a solo e em ensemble, em festivais e salas de prestígio em Portugal.

Iniciou os estudos musicais aos 7 anos na Escola de Artes do Norte Alentejano (EANA), onde concluiu o Curso Secundário de Música (8º Grau). Atualmente frequenta a Licenciatura em Música – Piano na Universidade de Aveiro na classe do professor João Bettencourt da Câmara. Integrou as classes de Música de Câmara de Sérgio Neves e António Chagas Rosa. Frequentou masterclasses e aulas com professores e pianistas de grande renome a nível nacional e internacional, como Fausto Neves, Pedro Borges, Jill Lawson, Paulo Oliveira, Álvaro Teixeira Lopes, Leo de Maria, Leonel Morales, Philippe Raskin, Johan Schmidt, Andrea Turini e Vagharshak Harutyunyan. Na área da composição obteve o 1° e 2° prémio ex-aequo no concurso “Nanomúsicos electroacústicos” e teve a sua obra “Sons de uma floresta misteriosa” para clarinete e eletrónica gravada no CD “Reflexos (2019)” do clarinetista Frederic Cardoso. Na qualidade de coralista do Coro do DeCA-UA (Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro), teve a oportunidade de trabalhar com maestros como António Vassalo Lourenço e Vasco Negreiros. Conta com atuações a solo e música de câmara, incluindo apresentações em eventos no Ateneu Comercial do Porto, Festival Internacional de Música de Marvão e nos Festivais de Outono enquanto membro do “Ensemble Momentum” dirigido por Henrique Portovedo.

Ângela Alves

Piano · Formação Musical

Natural de Aveiro, formou-se em Piano pelo Conservatório de Música de Aveiro, onde estudou com Leonor Campos e Teresa Macedo. Integrou a Orquestra Ligeira de Aveiro e a Orquestra da SMSC, com atuações em Portugal e no estrangeiro. Participou em projetos de teatro musical e dedicou-se ao ensino de piano e formação musical, acompanhando alunos desde a iniciação até ao ingresso no ensino superior. Leciona atualmente na Sociedade Musical Santa Cecília.

Nasceu em 1972 e é natural de Aveiro. Desde pequena que demonstra ter um grande ouvido e adaptidão musical. Os pais decidiram inscrevê-la na música e a partir daí nunca mais a deixou. Foi formada pelo Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em piano. Teve aulas com vários professores, destacando-se a sua querida professora Leonor Campos e a professora Teresa Macedo. Teve aulas também de música de câmara com o seu trio, salientando o orientador Luís Meireles. Integrou vários grupos, entre os quais a Orquestra Ligeira de Aveiro e a Orquestra da Sociedade Musical Santa Cecília, com as quais teve a oportunidade de atuar em vários pontos de Portugal continental e Ilhas, e algumas cidades europeias, como Zurique, Valhadolid e Luxemburgo. Colaborou na realização de teatros musicais como Capuchinho Vermelho, O Gato do Chapéu (de Dr. Seuss) e Arca do Tesouro (de Alice Vieira). Prosseguiu o seu percurso na vertente do ensino, não só em piano como também em formação musical. Bastante solicitada entre os mais novos, Ângela ja marcou percurssos musicais desde admissões na Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro a atuais pianistas estudando em universidades em Portugal e no estrangeiro. Para além de aulas privadas, lecionou na Musica.com, antiga Adagio. Atualmente é professora de piano e formação musical na Sociedade Musical Santa Cecília.

Carolina Seabra

Piano

Esta professora faz parte da equipa dedicada da Escola de Música da Sociedade Musical Santa Cecília. Em breve, poderás conhecer melhor o seu percurso e contributo para a formação dos nossos alunos.

Cláudio da Paula

Guitarra Clássica · Guitarra Elétrica · Baixo · Ukulele, Bandolim · Cavaquinho · Combo “Apolo VI”

Com uma vasta experiência como músico e professor, Cláudio da Paula leciona guitarra clássica, elétrica, cavaquinho e baixo elétrico desde 2006. É professor na Sociedade Musical Santa Cecília desde 2012, onde orienta também grupos de combo e participa regularmente em audições e espetáculos com os seus alunos. Paralelamente, desenvolveu projetos musicais e formativos em várias escolas da região e junta de freguesia. Como guitarrista, integrou múltiplas bandas e projetos, destacando-se atuações em festivais, gravações de estúdio e tributos a nomes como Eric Clapton e Carlos Paredes.

Experiência Profissional no Ensino de guitarra e música

  • Lecionação de guitarra clássica, elétrica e cavaquinho na Soc. Musical de Sta Cecília. Organização, planificação e participação nas audições juntamente com os meus alunos em espetáculos musicais, desde 2012
  • Organização e formação do programa de aulas de música, juntamente com o Presidente da junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, 2010 a 2012
  • Lecionação de guitarra clássica, elétrica e baixo elétrico na Escola de Música Gafanhense. Formei um pequeno ensemble de guitarras clássicas e baixo e orientei uma classe de combo com performances no Festival do Bacalhau de Ílhavo entre outros eventos, de 2007 a 2010.
  • Professor de guitarra clássica e eléctrica na escola Soprano (Gaf. Da Nazaré). Preparação dos alunos para o conservatório.
  • Participação em diversas audições e espetáculos da escola, 2006 a 2008

 

Experiência Profissional em atuações com bandas

  • Guitarrista da banda de tributo a Eric Clapton, “Clapton’s addiction”, 2018 Composição musical da curta-metragem “Curva do Vento” exibida no festival Noc-Noc em Guimarães, 2017
  • Participação como guitarrista convidado da banda “Broken Sidewalk”, 2016
  • Participação em diversos concertos e gravações de estúdio.
  • Guitarrista da formação “Jamex Project”, 2015
  • Projeto de música instrumental e original baseado na riqueza de abordagem de vários estilos musicais e na própria improvisação.
  • Guitarrista da formação do projeto de tributo a Carlos Paredes “Portuguese Guitar”, 2014
  • Participação na gravação do DVD da banda “The Underdogs”, 2012
  • Guitarrista da Banda Nobel que frequentemente atua no Casino da Figueira, 2012
  • Participação como guitarrista na gravação e “tourné” do album “um passo à frente” do musico brasileiro Marcelo Johnson, 2010
  • Bandas de arraial e bandas de bares atuando por todo o país. 1996 até 2009

Cláudio Nolasco

Piano

Iniciou os estudos musicais aos 8 anos, passando por instrumentos como piano, flauta de bisel e guitarra. Estudou Flauta Transversal em instituições de referência como o Conservatório de Música de Aveiro, a Escola Profissional de Música de Espinho e a Universidade de Aveiro. Paralelamente, aprofundou-se no piano jazz com professores como Pedro Costa, Óscar Graça e Luís Figueiredo, e participou em workshops com pianistas como Bernardo Sassetti e Mário Laginha. Em 2024, fundou o grupo Carvalhos Duo. Atualmente leciona piano em várias instituições, incluindo a Sociedade Musical Santa Cecília.

Diego Feitosa

Bateria · Percussão

Este professor faz parte da equipa dedicada da Escola de Música da Sociedade Musical Santa Cecília. Em breve, poderás conhecer melhor o seu percurso e contributo para a formação dos nossos alunos.

Inês Margaça

Canto

Professora de canto na Sociedade Musical Santa Cecília desde 2020, Inês Margaça tem-se destacado como solista em diversas formações nacionais e internacionais. É Mestre em Interpretação Artística – Canto pela ESMAE, tendo também frequentado o Conservatorio Luigi Cherubini (Florença) através da European Opera Academy. Tem colaborado com múltiplas orquestras e bandas, e é cofundadora do projeto D’Improviso. Vencedora e finalista em vários concursos internacionais, conta ainda com atuações em óperas e projetos especiais como “Marés Melódicas”. Leciona também na Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra.

Inês Margarida Pereira Margaça, (n. 2000 – 25 anos), fez colaborações como solista dentro e fora do país, com a Orquestra da Sociedade Musical de Santa Cecília (São Bernardo), desde 2014. Também colaborou a nível nacional com a Orquestra do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, a Orquestra Gafanhense (Gafanha da Nazaré), a Orquestra Ria Jazz (Quinta do Picado), a Banda da Música Nova (Ílhavo), a Banda Filarmónica de Eixo, a Banda da Junqueira (Vale de Cambra), a Banda de Óis da Ribeira, a Banda Club Pardilhoense e o Ensemble Voz de Fora.

É professora de canto na Sociedade Musical de S. Cecília, em S. Bernardo, desde 2020, e na Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra e Conservatório de Música da Jobra, desde 2024. É Mestre em Interpretação Artística – Canto, pela Escola de Música e Artes do Espetáculo, sob a orientação do Professor Rui Taveira.

É co-fundadora do Projeto D’ Improviso (2022). Eventos de destaque: o XXVI Desfile Nacional do Traje Popular Português, na COMUR- Museu Municipal da Murtosa, na Confraria dos Ovos Moles, no Convento de S. Francisco, no Museu da Cidade de Aveiro, Paço da Ribafria e Quinta da Regaleira, Sintra, entre outros.

Em 2022, através da European Opera Academy, ingressou no Conservatorio di Musica Luigi Cherubini em Florença. Iniciou os seus estudos musicais aos quatro anos, em ensino particular, sob a orientação da professora Delta Ribau, e aos cinco começou a estudar piano. Em 2008, prosseguiu os estudos de piano na Casa do Povo na Gafanha da Nazaré com a Professora Rute Simões. Em 2010, ingressou no 4° ano de iniciação no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em piano, na classe da Professora Eva Ribau. Em 2013, começou a sua formação em técnica vocal, na classe da professora Maria Ana Fleming. Em 2018, terminou o 8° grau no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em canto, na classe da Professora Ana Fleming. Nesse mesmo ano, ingressou no Canto, na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo).

Prémios:

  • London Grand Prize Virtuoso International Music Competition, na categoria Advanced (2017);
  • 3° prémio na Categoria B, no X Concurso Nacional de Canto dos Conservatórios Oficiais (2017);
  • 2° prémio na Categoria A e o prémio de melhor música portuguesa no XI Concurso Nacional de Canto dos
  • Conservatórios Oficiais de Música (2018);
  • Classic Pure Vienna Grand Prize International Music Competition (2024);
  • Vencedora da Open Call do Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus com o Projeto “Marés Melódicas: Canto Lírico à Guitarra Clássica” (2024).
  • 3° prémio na categoria Master Division I – New York International Music Competition (2024).
  • 2° prémio – Classical Music Stars International Competition, Categoria Chamber Ensemble (2025).
 

Outros:

  • Destaque na Ópera Real: “1755 seguido de O Tio Mário vai ao Cinema“, onde encarnou a personagem Zézinha Paupério, no Teatro Helena Sá e Costa, no Porto (2019).
  • Destaque na ópera “Os Noivos” de Francisco de Sá Noronha, atuando no Coliseu do Porto (2022).
  • Dobragem da série de animação interativa – “Kitty ao ataque” pelo Estúdio de Dobragem Somnorte S.A. (2022).

José António Mendes

Bateria · Percussão

Formação Musical em Percussão, Bateria, Composição e Arranjos, Harmonia, Piano Complementario, História da música e Pedagogia Musical nas seguintes instituições na Venezuela e Portugal: Escola de Música José Reyna, Escola de Música José Lorenzo Llamozas, Conservatório da Orquestra Nacional Juvenil Simón Bolívar, Universidade Simon Bolívar, Conservatório de Música de Aveiro, Curso de Pedagogia Musical, leccionado por Pierre Van Hauwe. Experiência como Percussionista e Baterista profissional desde 1986. Professor de Música em Portugal desde 2001. Membro das bandas “Latin Swing”, “Sandunga”, “Cubanissima 1153” em Portugal desde 2001

Nuno Barroso

Guitarra clássica · Guitarra elétrica · Baixo · Combo “EyeCover” · Combo II · Combo III

Licenciado em Música pelo IPB. Professor de guitarra, canto, piano, baixo e orientador de combos em várias escolas de música até à exclusividade em Santa Cecília desde 2019.

O seu objetivo é criar e fomentar o gosto musical nos alunos.

Nuno Marques

Violino · Viola d’arco · Orquestra Juvenil · Ensemble de Cordas

Nuno Marques é o Diretor Pedagógico da Escola de Música da Sociedade Musical Santa Cecília desde 2025, onde também leciona violino e viola d’arco. Integra a instituição desde 1999 e lidera atualmente a Orquestra Juvenil e o Ensemble de Cordas por si fundado. Iniciou os estudos musicais aos 4 anos e completou a formação superior em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro. Com um percurso dedicado ao ensino e à performance, colabora regularmente em eventos religiosos e empresariais e integra projetos como o grupo tradicional “Flor de Sal” e um quinteto de música clássica.

Nuno Marques nasceu em 1984, em Aveiro, e iniciou o seu percurso musical aos quatro anos, com o estudo de órgão e teclado com o professor Victor Saudade. Aos sete anos ingressou no Conservatório de Música de Aveiro, onde estudou violino com os professores Ana Sofia, André Fonseca e Duarte Neves. Mais tarde, estudou ensino e concluiu a formação superior em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro.

Desde 1999 está ligado à Sociedade Musical de Santa Cecília, onde integrou a orquestra dirigida por Victor Saudade e, desde 2006, leciona violino. Ao longo do seu percurso pedagógico, lecionou também no Grupo Cultural e Recreativo da Taipa, na Escola de Música Soprano e na Junta de Freguesia de Fermelã.

Atualmente é diretor pedagógico da Sociedade Musical de Santa Cecília, onde leciona violino e viola d’arco, dirige a Orquestra Juvenil e o Ensemble de Cordas por si criado. Paralelamente, atua como músico em eventos religiosos e empresariais, integra o grupo de música tradicional “Flor de Sal” e um quinteto de música clássica.

Nuno Silva

Guitarra Clássica · Guitarra Elétrica · Baixo Acústico · Baixo Eléctrico · Cavaquinho · Combo I

Guitarrista profissional com formação em Guitarra Clássica pelo Conservatório de Música de Aveiro e em Guitarra Elétrica pela Escola de Jazz do Porto. Atua desde 2014 como professor, promovendo a evolução técnica e musical de alunos de todas as idades. Paralelamente, mantém uma carreira ativa como músico em contextos diversos, desde eventos privados a grupos de baile, bares e performances a solo, com um repertório versátil que atravessa o clássico, jazz, blues, pop e música tradicional portuguesa.

Guitarrista profissional com experiência em guitarra clássica, guitarra elétrica, cavaquinho e baixo acústico. Apresento uma carreira marcada pela versatilidade e dedicação, atuando em diversos contextos musicais, desde performances solo em hotéis e eventos privados até colaborações com grupos de baile e formações de bar. Paralelamente, dedico-me ao ensino da guitarra desde 2014, promovendo o desenvolvimento técnico e artístico de alunos de diferentes níveis e idades.

Formação Musical

  • Conservatório de Música de Aveiro: Curso de Guitarra Clássica; Conclusão do 8º Grau, com aproveitamento em todas as disciplinas do conservatório.
  • Escola de Jazz do Porto; Curso de Guitarra Elétrica; Formação em improvisação, harmonia moderna e performance em ensemble.

Experiência Musical

  • Grupos de Bares – Guitarrista em formações acústicas e elétricas, com repertório variado (pop, rock, blues, jazz).
  • Grupos de Baile – Atuação em diversos grupos de baile, acompanhando artistas e repertório popular português.
  • Guitarrista Solo – Performances regulares em hotéis, eventos privados e espaços culturais.
  • Repertório instrumental com arranjos próprios, música ambiente e versões de temas clássicos e contemporâneos.

Competências Musicais

  • Instrumentos: Guitarra Clássica, Guitarra Elétrica, Cavaquinho, Baixo Acústico
  • Estilos: Clássico, Jazz, Blues, Pop,Rock, Música Popular Portuguesa
  • Competências adicionais: Leitura musical, improvisação, acompanhamento harmónico

Messias Simões

Trombone de Varas  · Trompete  · Trompa

Este professor faz parte da equipa dedicada da Escola de Música da Sociedade Musical Santa Cecília. Em breve, poderás conhecer melhor o seu percurso e contributo para a formação dos nossos alunos.

Olga Dadonova

Piano

Este professor faz parte da equipa dedicada da Escola de Música da Sociedade Musical Santa Cecília. Em breve, poderás conhecer melhor o seu percurso e contributo para a formação dos nossos alunos.

Pedro Figueira

Canto

Natural da cidade de Aveiro onde fez a maior parte da sua formação académica; Pedro é uma pessoa dinâmica e de fácil socialização. O seu espírito curioso, leva-o a participar ativamente em investigações da sua área de trabalho. O seu lado criativo leva-o a criação de iniciativas e apresentações fora da norma. O seu gosto pelo ensino leva-o a criar estratégias, aliadas com o conhecimento científico, para a resolução de problemas na sala de aula.

Estudou no Conservatório de Música de Aveiro, Universidade de Aveiro na classe de canto de António Salgado; no KTH (Royal Institute of Technology of Stockholm) – Prof. Johan Sundberg – Function of the singing voice. É membro fundador e direcção da APVoz – Associação Portuguesa de professores e profissionais da Voz (membro da EVTA[european voice teachers association]). É desde 2024 pivô nacional do World Voice Day coordenado pela The Voice Fundation – Philadelphia (USA)

Sara Carvalho

Piano

Com uma sólida formação no Conservatório de Aveiro e na ESMAE – Porto, concluiu o bacharelato em Piano e frequentou masterclasses com destacados pianistas. Leciona desde 1992 em várias escolas do país e mantém uma atividade artística regular em recitais e formações de câmara.

1980 iniciou os seus estudos musicais no conservatório Calouste Gulbenkian em Aveiro; Foi bolseira da fundação Calouste Gulbenkian; Obteve menção honrosa em participação no concurso juventude musical portuguesa. Em 1998 concluiu o bacharelato na área de piano, na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE) no Porto, na classe dos professores Pedro Brumester e Luís Filipe Sá. Foi lhe atribuída a classificação profissional, em cumprimento do número 3 do artigo 14 do decreto lei número 287/88.

  • Participou na Master Classes de Piano com o professor Alvaro Teireira Lopes;
  • Participou na Master Classes de Piano com o professor Luís Pipa.
  • Participou na Master Classes, de Piano com a professora Olga Prats.
  • Participou na Master Classes de Piano com a professora Tania Achot.

 

Experiência Profissional

  • Leciona a disciplina de piano desde 1992.
  • Academia de música de Barcelos 1992/1994.
  • Conservatório de música de são José, na Guarda 1994/2001.
  • EPABI (Escola Profissional de Artes da Beira Interior) 2001/2002.
  • Academia de música de Arouca “2002/2015;
  • Desde 2001 leciona no Conservatório de Música Choral Phydellius, em Torres Novas. Desempenhou o cargo de representante do departamento de teclas.
  • Participou como pianista em orquestra constituída por professores desta escola;
  • Integrou um duo piano e Balalaica com Vira Korinna realizando diversos recitais.

Sónia Henriques

Flauta Transversal  · Flauta de Bisel  · Flautim (Piccolo)

Licenciada em Música Performance pela Universidade de Aveiro, com Mestrado em Ensino da Música, iniciou os seus estudos em 2004 e formou-se na EPME. Conquistou prémios nacionais e participou em vários projetos orquestrais e de música de câmara, destacando-se colaborações com a Orquestra Clássica de Espinho e Casa da Música. Leciona atualmente em várias instituições e integra projetos como o Eunoia Duo e Tubos em Consonância.

Inicia os seus estudos musicais em 2004, na Banda de Música dos Voluntários de Arrifana, na classe de flauta transversal, no ano seguinte, ingressou no Conservatório de Música de Fornos. Em 2007 prosseguiu os seus estudos na Escola Profissional de Música de Espinho (EPME), onde frequentou o Curso Básico de Instrumento e o Curso Secundário, como aluna do professor Jorge Salgado, finalizando em 2012, o Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão. 

Ainda durante a sua formação, conquistou o 1.º lugar na categoria A (10-12 anos) do I Concurso Terras de La Salette (2007) e o 3.º lugar na edição seguinte (2008). Enriqueceu a sua formação com masterclasses orientadas por prestigiados flautistas, como Pedro Couto Soares, Jorge Caryevschi, Philippe Bernold, Nuno Inácio, Paolo Tablione e Mario Caroli, e trabalhou regularmente com os professores Jorge Salgado, Angelina Rodrigues e David Joseph Sousa. Participou ativamente em projetos musicais relevantes, destacando-se a sua atuação no Requiem de Brahms, com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (2011), sob a direção de Christoph König e Marion Sarmiento, na Orquestra de Flautas da Universidade de Aveiro (direção de Jorge Salgado e Jorge Caryevschi) e na Orquestra Clássica de Espinho e Orquestra Juvenil APROARTE, sob a direção do maestro Pedro Neves. Enquanto flautista da Orquestra Clássica de Espinho teve a oportunidade de trabalhar com maestros como Pedro Neves, Rui Pinheiro, Paulo Perfeito e Sérgio Alapont. 

Licenciou-se em Música Performance pela Universidade de Aveiro (2016), onde integrou a Orquestra de Sopros e a Orquestra Clássica sob a direção de André Granjo, Luís Carvalho, António Vassalo e Ernest Schell, e concluiu o Mestrado em Ensino da Música (2018) sob orientação dos professores Paulo Barros e Jorge Salgado, realizando estágio no Conservatório de Música da Bairrada. Colaborou num projeto de Música na infância com a MúsicAmiga, integrando a pedagogia e a performance numa carreira artística e académica sólida. Participou ainda em ações de formação especializadas na área da Orquestra de Flautas e novas técnicas interpretativas, em ações de formação em Pedagogia Musical de Wuytack, O bem-estar fsico do aluno de instrumento: preveno e gesto de leses na prtica instrumental e ainda, acção de formação em Psicologia da performance: estratégias na gestão da ansiedade e emoções. 

Atualmente, é docente de Flauta Transversal na Academia de Música de Cantanhede, Sociedade Musical Santa Cecília, Escola de Música Arte do Som e na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Além da atividade docente em diversas instituições, participa ativamente em projetos de Música de Câmara. Integra o Duo com Órgão – Tubos em Consonância, e o Eunoia Duo, um duo de flautas dedicado a projetos educativos e concertos artísticos, frequentemente em colaboração com guitarra e/ou piano.

Victor Saudade

Piano · Saxofone · Acordeão · Orgão · Orquestra

Victor Saudade fez os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Aveiro, concluindo os cursos de Formação Musical e de instrumento. Neste período foi membro fundador do Quarteto de saxofones de Aveiro. Em 1992 foi convidado a dirigir a Banda Filarmónica da Quinta do Picado, na qual se manteve até 2008. Neste período foi fundador da Orquestra ligeira de Aveiro. Em 2009 é convidado para dirigir a Orquestra ligeira do Grupo Cultural e recreativo da Taipa, onde se manteve até 2017. Neste período, foi fundador da mini banda desta associação. Em 1998 é convidado para dirigir a então Tuna de Santa Cecília, que com o decorrer dos anos, passou a chamar-se Orquestra-Tuna e por último Orquestra da Sociedade Musical de Santa Cecilia, onde se mantem ate aos dias de hoje como director artístico. Colabora regularmente como instrumentista com o Grupo Cultural e Recreativo da Taipa, Bairrada Brass Orquestra. Lecciona piano, acordeão e saxofone  na Escola de Musica da Sociedade Musical de Santa Cecilia desde 2008.

Na Escola de Música da SMSC, cada professor é uma inspiração e cada aula uma oportunidade de crescer com a música. Estamos prontos para te acompanhar no teu percurso.

Queres aprender connosco?

e segue-nos nas redes sociais